Seguidores

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

21 de Setembro - Dia Nacional de Luta das Pessoas Deficientes




        Terça-feira (21/09) foi comemorado o Dia Nacional de Luta das Pessoas Deficientes, no entanto, não se vê muitos motivos para comemorar quando se vive em uma cidade que ainda está longe de ser uma cidade para todos. Na verdade, essas pessoas, cidadãos e cidadãs clamam por uma cidade mais acessível. O desrespeito às pessoas com deficiências pode ser visto por toda parte.

Muitos dos presentes puderam se pronunciar e falaram de seus anseios e perspectivas. 

Muitas das pessoas com deficiência que estiveram presentes ao encontro realizado no Centro de Cidadania César Carls, puderam expôr seus pontos de vista sobre os direitos, lutas e vitórias já alcançadas. Estiveram presentes representantes da COPEDEF, profissionais da Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade, Agentes Comunitários de Saúde do CSF Oliveira Pombo, profissionais do Projeto Raízes da Cidadania, Associação de Pessoas com Deficiência, além de outros. O encontro foi marcado pela confirmação da implantação do Núcleo de Apoio às Pessoas com Deficiência, que funcionará naquele centro de cidadania. Ao final todos participaram de uma grande ciranda onde o preconceito e as diferenças deram lugar a alegria, a igualdade e a fraternidade que deve existir entre todas as pessoas que lutam por uma cidade acessível, uma cidade para todos.
                                                                                                   
De mãos dadas, todos unidos por um só ideal: uma cidade para todos.

2 comentários:

  1. É muito bom ver a atual posição do Centro de Saúde da Família como local agregador, ponto de convergência da comunidade que deseja estar presente no processo de cuidado mútuo. Todos fazendo sua parte! Parabéns a todos nós profissionais cuidadores do dia-a dia. Parabéns a vc palo belíssimo blog!

    ResponderExcluir
  2. Que legal!! A luta das pessoas com deficiência precisa ter visibilidade! Parabéns pela bela contribuição!!

    Fernanda Reis

    ResponderExcluir