Seguidores

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade: Uma Excelente Proposta Para os Gestores do Programa Saúde da Família em Fortaleza.


As meninas da "Multi"....mas, tá faltando alguém...
No município de Fortaleza, há mais de um ano, foi realizado uma seleção para o projeto que traria um grande aporte profissional ou, por que não dizer, multiprofissional,já que foram contratados terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, farmacêuticas...o melhor mesmo é dizer do grande apoio que essas equipes têm dado no desenvolvimento das atividades do Programa Saúde da Família. Iniciando pelo reconhecimento das áreas onde atuam as Equipes de Saúde da Família, os profissionais da residência em parceria com os Agentes Comunitários de Saúde mapearam problemas e organizaram propostas para um melhor aproveitamento dos serviços ofertados à população. No Centro de Saúde da Família Oliveira Pombo, foram    inúmeras as iniciativas que vieram à pratica. O "cuidar" dos profissionais da unidade de saúde foi o "carro chefe". Assim, criou-se um Grupo de Terapia, voltado para os profissionais ACS's e a realização da ginástica laboral para todos os profissionais da unidade.
Reencontros diários...
...conforto e confiança.
Na ginástica laboral o reencontro dos amigos, o companheirismo e o apoio mútuo, para enfrentar os desafios de ser trabalhador em saúde.


Dinâmicas em grupo...
...conhecer-se e compreender o outro.
No Grupo de Terapia para os Agentes Comunitários de Saúde, muita descontração, "é expressamente proibido" tratar de assuntos profissionais ou de problemas das áreas. O momento é de cuidar-se. Assim as profissionais da residência Fernanda (Terapeuta Ocupacional), Juliana (Fisioterapeuta), Jouse (Farmacêutica) e Luziane (Terapeuta Ocupacional) acompanham bem de perto os anseios desses profissionais. Atividades em grupo tanto internas (rodas de coversas, dinâmicas de grupo), como externas (passeios) são as propostas definidas e realizadas pelo grupo que já está consolidado há alguns meses.

Passeio ao Parque Zoológico Sargento Prata

Envolvimento e sintonia: os profissionais da residência e os Agentes Comunitários de Saúde têm desenvolvido um trabalho exemplar...nossos parabéns a parceria...

2 comentários:

  1. Nossa! Fico muito emocionada em ver que o nosso trabalho está sendo reconhecido! Na verdade nós é que temos que agradecer por trabalharmos com uma equipe tão acolhedora e sensível. Todo esse trabalho não seria possível sem a presença de vocês: AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE!
    Parabéns a nós todos!

    Fernanda Reis (Terapeuta Ocupacional)

    ResponderExcluir
  2. Rogerio o seu blog tá 10. Gostei de vc ter nos incluido no seu painel de fotos, parabens. IRENE GUIMARÃES

    ResponderExcluir