Seguidores

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Projeto de Reabilitação Baseada na Comunidade (RBC)




Representantes de diversas entidades e secretarias que buscam a inclusão de pessoas com deficiências.

A história da Reabilitação Baseada na Comunidade (RBC), conhecida também por reabilitação simplificada, vem de longa data. Em 1979, surgiram os primeiros projetos de RBC por meio da Organização Mundial de Saúde (OMS), sendo preconizados os seguintes princípios:

v  Promover, na família e na comunidade, a conscientização, a confiança nas próprias habilidades e a responsabilidade pela reabilitação.
v  Envolver ativamente as pessoas com deficiência, a família e a comunidade em geral no treinamento reabilitacional dessas pessoas.
v  Utilizar as organizações e infraestruturas locais existentes para a provisão de serviços, especialmente os de atenção primária em saúde.
v  Delegar tarefas simples aos auxiliares e voluntários sob supervisão profissional.
v  Assegurar entrosamento com serviços mais sofisticados, a fim de encaminhar pessoas cujas necessidades não possam ser resolvidas em nível comunitário.
v  Levar em conta os recursos econômicos do país e da comunidade.

A ausência de rampas e outros meios essenciais à acessibilidade  é uma realidade presente em muitos equipamentos públicos na cidade de Fortaleza. O projeto pretende expor essas falhas com o objetivo que as mesmas sejam corrigidas.













































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário